9 Johny Weirdo's Experience ou A estranha experiência do Joãozinho: E se os mitos do rock não tivessem morrido?

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

E se os mitos do rock não tivessem morrido?

A parte mais fácil de ser um mito de rock n' roll é, exactamente, tornar-se mito... A morte dá uma ajudinha.

Se a carreira estiver relativamente bem lançada, houver pelo caminho uns quantos escândalos com drogas e/ou alcool e/ou sexo, o ingrediente que falta é a morte. De preferência, morrer novo e com um cadáver bonito.
Mas, já pensaram... e se esses mitos não tivessem morrido? Se John Lennon, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain, Janis Joplin, etc, não tivessem atingido o estatuto de estrelas imortais (exactamente por terem morrido na altura certa), onde estariam agora?

Umas sugestões:

Elvis Presley – Depois de 20 anos a ser a atracção especial dos Casinos de Las Vegas, retira-se do mundo artístico. É mais tarde implicado num escândalo de pedofilia, do qual sai incólume, graças à Máfia de Memphis. Contudo, a sua imagem fica manchada e deixam-se de referir a ele como "o Rei", passando a ser mais uma curiosidade do início do rock. Problemas com o IRS obrigam-no a viver para as Bahamas. Graceland é confiscada e transformada em Centro Comercial. Rick Rubin ainda produz um álbum antes da sua morte (e depois...), mas nunca consegue atingir o estatuto de outrora.

Jimi Hendrix – Depois de abandonar os Experience e a Band of Gipsys, Hendrix grava 2 álbuns de folk acústico, que se revelam um fracasso comercial. Perdido numa névoa de cocaíne durante anos, percorre todos os géneros musicais – Funk You Very Much, com os Parliament é ainda hoje reconhecido como um dos álbuns seminais do funk. Nos anos 80, volta aos top's com o dueto com Boy George "Excuse Me (While I Kiss this Guy)", que chega a nº. 4 das tabelas do Reino Unido. Nos anos 90, faz uma tourneé com John Mclaughlin e aposta verdadeiramente no jazz. Actualmente, grava um disco por ano e percorre os festivais de jazz de todo o mundo.

Jim Morrison – Abandona a música em definitivo. Escreve o aclamado livro de poemas "The Rise and Fall of the Lizard King and the Snakes of Pluto". Divorcia-se de Pamela Morrison e volta a casar com uma "socialite" parisiense. Escreve peças de teatro, romances e livros para crianças. Ganha o Nobel da Literatura em 1998. No discurso de aceitação do prémio, recusa-o e garante que quem devia ganhar o prémio seria o escritor Português José Saramago.

O que acham que aconteceria aos músicos e à música se nomes como Janis Joplin ou Jacques Brel ainda andassem entre os vivos?

em http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/4653

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial